1º Inquérito Nacional Sobre Doenças Reumáticas em Portugal
Notícias
Resultados EpiReumaPt
O primeiro estudo epidemiológico nacional, de larga escala, sobre as doenças reumáticas, alguma vez feito em Portugal Mais de 10.000 portugueses foram envolvidos no projecto
As doenças reumáticas (DR) representam um importante problema médico, social e económico nos países desenvolvidos. Segundo o Programa Nacional Contra as Doenças Reumáticas (PNCDR), publicado em 2004 pela DGS, as DR são o primeiro motivo de consulta nos cuidados de saúde primários e são também a principal causa de incapacidade temporária para o trabalho e de reformas antecipadas por doença/invalidez. Têm por isso um relevante impacto negativo em termos de saúde pública, com tendência crescente, tendo em conta os actuais estilos de vida e o aumento de longevidade da população. No entanto, até hoje desconhecia-se a prevalência e o impacto das DR concretamente na sociedade portuguesa.
Neste contexto, o Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal (EpiReumaPt) foi desenhado e realizado para responder a alguns objectivos do PNCDR e impôs-se como o maior estudo sobre as DR, alguma vez realizado no nosso país.
O objectivo nuclear do EpiReumaPt incidiu na caracterização das DR na população portuguesa, num projecto que teve tanto de ambicioso, como de indispensável para a comunidade médica e científica. À partida, seria um mero estudo de prevalência, mas resultaria em muito mais do que isso, permitindo determinar a frequência destas doenças crónicas no território nacional, verificar a sua distribuição pelo país e identificar o seu peso socioeconómico e impacto na qualidade de vida dos portugueses. O EpiReumaPt constituiu-se assim como um projecto ímpar, avaliado em mais de 1 milhão de euros, resultando numa simbiose perfeita entre financiamentos públicos e privados, sem desvios de orçamentação ou prazos de execução.
Além do Alto Patrocínio da Presidência da República foram várias as entidades públicas e privadas que aceitaram juntar-se a este desígnio maior da Medicina e da Saúde em Portugal:
- Sociedade Portuguesa de Reumatologia (principal promotor) - Direcção Geral da Saúde (principal financiador) - Nova Medical School (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa) - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa - Outros patrocinadores/apoios: saiba mais aqui
EpiReumaPt no terreno: Ao longo de 27 meses (desde 19 de Setembro de 2011 a 20 de Dezembro de 2013), 190 entrevistadores não-médicos contactaram mais de 25 mil lares, em 366 localidades espalhadas pelo território nacional, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Mediante regras bem definidas sobre a selecção dos participantes foi possível constituir-se uma amostra representativa da população portuguesa, com 10.661 indivíduos.
Dos indivíduos recrutados, os que reportaram queixas reumáticas e uma percentagem de indivíduos sem sintomatologia reumática, foram convidados para uma consulta com um Médico Reumatologista, que se realizou num prazo de 15 dias a 1 mês, subsequente à entrevista inicial. Estas consultas foram planeadas semanalmente, em 254 Centros de Saúde nas áreas de residência dos participantes. Entre outras avaliações, foram estudadas as 12 doenças reumáticas que o PNCDR referenciava: lombalgia, fibromialgia, patologia periarticular, osteoartrose das mãos, osteoartrose dos joelhos, osteoartrose da anca, gota, artrite reumatóide, espondilartrites, lúpus eritematoso sistémico, polimialgia reumática e osteoporose.
Envolveram-se nesta causa 95 médicos Reumatologistas, 7 enfermeiras, 8 investigadores, 3 técnicos de radiologia e 5 motoristas da unidade móvel. Esta vasta e qualificada equipa distribuiu-se por mais de 100 mil kms percorridos e foi responsável pela realização de 3.886 consultas, a maioria das quais apoiadas pela Unidade Móvel, construída e apetrechada especificamente para o efeito, tornando possível aquilo que tantas vezes se afigurava de difícil resolução logística e operacional. A componente médica da consulta foi assegurada exclusivamente por médicos Reumatologistas, uma situação inédita para algumas regiões do país, em que o acesso à Reumatologia é praticamente inexistente.
Graças ao EpiReumaPt e à recolha de dados nele feita, existe hoje a maior base de dados Clínica que correlaciona dados sociodemográficos, socioeconómicos, clínicos, gastos em saúde, qualidade de vida e estado de saúde da população portuguesa. Além destes, foi ainda possível criar a maior base de dados imagiológica de DR (com RX, TACs, DEXAs e ecografias) e também de amostras de sangue, que hoje enriquecem o Biobanco do IMM (http://www.biobanco.pt). Actualmente o EpiReumapt constitui-se como um extraordinário e eclético acervo de dados, que ficará para sempre à disposição de investigadores, universidades, empresas, sociedades científicas, órgãos de informação e autoridades.
Os resultados do EpiReumaPt foram apresentados no dia 22 de Setembro de 2014, numa sessão pública que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.
Principais Resultados EpiReumaPt . Prevalências das doenças reumáticas no território nacional: consulte aqui . Cerca de metade da população portuguesa sofre de, pelo menos uma, doença reumática . As doenças reumáticas estão subdiagnosticadas, principalmente nas regiões que têm uma deficitária rede de referenciação da especialidade (Beira Baixa, Alto Alentejo e regiões limítrofes dos grandes centros urbanos). . Em todo o território nacional as mulheres são mais afectadas pelas doenças reumáticas do que os homens
. As doenças reumáticas são as doenças crónicas que mais limitam o estado de saúde dos portugueses.
. Os doentes com artrite reumatóide são os que têm maior incapacidade funcional e pior qualidade de vida.
. Estima-se que os custos com as perdas de produtividade por faltas ao trabalho em doentes reumáticos rondem os 204 milhões de euros.
Sessão pública de apresentação dos resultados do estudo. 22 de Setembro, 17h30. Fundação Calouste Gulbenkian (Anf. 3)
No próximo dia 22 de Setembro, a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe no seu Anfiteatro 3, a sessão pública de apresentação dos resultados do EpiReumaPt. Convidam-se todos os interessados a estarem presentes. A sessão terá inicio às 17h30.
Agosto 2014
O EpiReumaPt acabou… de começar! Quando em 2004, após a publicação do Programa Nacional contra as Doenças Reumáticas, iniciamos a preparação e planeamento do estudo epidemiológico, que aquele Programa incluía entre os seus objectivos, não podíamos sequer prever a complexidade e as dificuldades que este estudo encerraria. Com efeito, só após 7 anos de aturadas tarefas de construção processual e programação de procedimentos e, de persistente busca de meios financeiros e estruturais, consideramos ter reunidos todos os instrumentos e recursos necessários para iniciar os trabalhos no “terreno” e sobretudo para os poder prosseguir, idealmente sem interrupção, e concluir no espaço de tempo previsto.
Recrutamento do EpireumaPT chega ao fim No dia 8 de Dezembro o CESOP terminou o recrutamento da 1ª fase do estudo. No total foram recrutados 10.666 portugueses de forma aleatória, segundo o método random-route, sendo a amostra obtida representativa da população portuguesa. Para atingir o objectivo traçado, desde Setembro de 2011 a Dezembro de 2013, a equipa de 194 entrevistadores do CESOP contactou 28.364 domicílios em 367 localidades, de Norte a Sul do país, incluindo os Arquipélagos da Madeira e dos Açores. A 2ª fase do estudo, ou seja as consultas com o Médico Reumatologista, terminam no próximo dia 20 de Dezembro, em Linda-a-Velha.
Dezembro 2013
3.000 Consultas Realizadas por médicos Reumatologistas O EpireumaPt recrutou já mais de 9.000 participantes em 315 localidades das Regiões da Grande Lisboa, Oeste, Alentejo, Algarve, Ribatejo, Beira Baixa, Beira Alta, Beira Litoral, Grande Porto, Trás-os-Montes, Açores e Madeira. Foram realizadas mais de 3.000 consultas com a colaboração graciosa e voluntária de 91 Reumatologistas. O projecto continua agora na Região do Minho e na Ilha da Madeira.
Setembro 2013
EpireumaPT na Ilha da Madeira Decorreu, entre 21 e 26 de Outubro, a primeira semana de consultas na Ilha da Madeira, nos Centros de Saúde da Santa (Porto Moniz), São Vicente, Caniço, Camacha e Santo António (Funchal). A adesão dos participantes foi massiva e todo o trabalho no terreno decorreu com muito sucesso.
Outubro 2013
3.000 Consultas Realizadas por médicos Reumatologistas O EpireumaPt recrutou já mais de 9.000 participantes em 315 localidades das Regiões da Grande Lisboa, Oeste, Alentejo, Algarve, Ribatejo, Beira Baixa, Beira Alta, Beira Litoral, Grande Porto, Trás-os-Montes, Açores e Madeira. Foram realizadas mais de 3.000 consultas com a colaboração graciosa e voluntária de 91 Reumatologistas. O projecto continua agora na Região do Minho e na Ilha da Madeira.
Setembro 2013
EpireumaPt concorre a Call internacional da European Rheumatology Research Foundation A European Rheumatology Research Foundation publicou uma call sobre Osteoartrose, à qual foram propostos, em colaboração com outros Centros de Reumatologia Europeus, três projectos que incluirão dados do EpireumaPt.
Agosto 2013
Colaboração de mais de 80 Reumatologistas Portugueses, de forma graciosa e voluntária. Desde Setembro de 2011 até 8 de Agosto de 2013 mais de 80 Médicos Reumatologistas de todo o país realizaram 2.970 consultas no âmbito do estudo EpiReumaPT. De destacar que a colaboração destes profissionais tem sido voluntária e graciosa. A todos agradecemos publicamente e prestamos a nossa homenagem ao esforço e dedicação com que se têm empenhado neste projecto. O último trimestre do ano conclui o recrutamento do estudo, permitindo cumprir os prazos definidos inicialmente. As regiões de Trás-os-Montes, Minho e Ilha da Madeira serão os destinos de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. Para findarmos esta última etapa apelamos mais uma vez à colaboração de todos os Reumatologistas.
Julho 2013
EpiReumaPt concluído nos Açores Conclusão do Estudo na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente nas Ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. O balanço é extremamente positivo. O desafio foi imenso e possível de atingir todos os objectivos graças à estreita colaboração com o Governo Regional dos Açores, na pessoa da Engenheira Délia Sousa. Além deste agradecimento destacamos todas as pessoas que colaboraram nas Ilhas da Terceira e Faial, à semelhança da edição anterior em relação à Ilha de São Miguel. Agradecemos:
. aos Médicos Reumatologistas que realizaram consultas nestas duas semanas, de forma voluntária e graciosa - Dra. Ana Rodrigues, Dra. Cristina Catita, Dra. Georgina Terroso e Dr. Luís Maurício. . aos Enfermeiros Ana Matos, António Borges, que acompanharam de forma incondicional a logística de consultas de 7 a 13 de Maio . ao Enfermeiro Ruben Valadão, às Administrativas Isabel e Judite (Terceira) . aos Enfermeiros Rui Mendes, Maria João Viveiros, Mara Ávila (Faial) . a todas as pessoas que constituíram as Equipas que nos acolheram nos vários Centros de Saúde . à Administração, Direcção Clínica, e à equipa do Lab. de Análises Clínicas do Hospital de Santo Espírito, Angra do Heroísmo . à Administração, Direcção Clínica e à equipa do Lab. de Análises Clínicas do Hospital da Horta . à CAL-Clínica, pela cedência do equipamento para realização de densitometria ao pulso . à SATA pelo transporte de materiais entre Ilhas e Continente-Ilhas
Maio 2013
Mais de 6300 participantes recrutados O CESOP recrutou até à data 6368 participantes: 5739 em Portugal Continental e 629 na Ilha de São Miguel, nos Açores. Até ao momento o trabalho do CESOP contou já com a colaboração de 126 entrevistadores e o recrutamento ocorreu em mais de 219 localidades.
O estudo prossegue agora, em simultâneo na Região Norte do Continente e na Ilha Terceira.
Março 2013
ARS Norte apoia EpiReumaPt A ARS Norte, a par de todas as outras Administrações Regionais de Saúde do país (Centro, Alentejo, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo), apoia a realização do EpiReumaPt nas Instituições sob a sua tutela, nomeadamente nos Centros e Unidades de Saúde dos locais onde é realizado o recrutamento. O recrutamento foi iniciado em algumas localidades do distrito de Aveiro, do domínio da ARS Norte, no início deste último mês de Fevereiro. As consultas médicas com o Reumatologista tiveram início em Arada (Ovar), dia 19 do mesmo mês. A Zona Norte é a última região de Portugal Continental a ser recrutada. O estudo permanecerá no terreno, percorrendo os vários distritos indicados na figura, até ao final do ano de 2013. As consultas médicas serão realizadas com a colaboração graciosa e voluntária dos Especialistas da Região e com outros que demonstraram interesse em colaborar. A todos agradecemos, mais uma vez, a preciosa ajuda que permite a concretização dos objectivos propostos.
Fevereiro 2013
Governo dos Açores apoia EpiReumaPt No passado dia 11 de Janeiro, a Secretaria Regional da Saúde do Governo dos Açores promoveu uma reunião de trabalho com representantes da Equipa do EpiReumaPt, do CESOP, com a Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e com representantes das Unidades de Saúde da Ilha Terceira, São Miguel Faial e do Hospital Espírito Santo (Terceira). O encontro teve como principais objectivos formalizar e planear aspectos práticos da colaboração destas Unidades e Hospital nas respectivas Ilhas. O recrutamento do CESOP tem início já este mês de Fevereiro na Ilha de São Miguel e as consultas médicas no início de Março. Para estas últimas contamos com a colaboração dos Médicos Reumatologistas locais e com a colaboração de Especialistas do Continente que se disponibilizaram nesta deslocação. A todos agradecemos desde já a preciosa colaboração.